Por que a geração Y é tão infeliz?

Texto original em inglês (http://waitbutwhy.com/2013/09/why-generation-y-yuppies-are-unhappy.html)

Em português (http://demografiaunicamp.wordpress.com/2013/10/30/porque-os-jovens-profissionais-da-geracao-y-estao-infelizes/)

Disclaimer: esse texto não é uma tradução e sim uma rápida interpretação para quem nunca leu (ou não terá tempo de ler). A idéia dele é servir como bookmark para autor.

O texto em questão comenta a infelicidade das pessoas da geração Y (nascidos entre 1970 e meados de 90). Os pais dessa geração nasceram entre os anos 50 e 60 e sempre batalharam para ter o que possuem hoje em dia e ter um emprego fixo, uma carreira, era tudo que seus pais (os avós das pessoas infelizes) sonhavam. Já que para os avós, a estabilidade econômica era tudo nessa vida, pois eles haviam nascido na grande depressão e lutaram na segunda guerra mundial e eles passaram isso adiante para os pais da geração Y.

A gratificação da estabilidade nunca foi repassada a seguinte geração (os filhos) por que eles sempre tiveram, e receberam, tudo que sonhassem. Se quisessem fazer curso de inglês, ok, mas se desistisse no meio do caminho, sem problema, passa ao próximo devaneio.

Dinheiro não era o problema para tal geração, somado isso ao fato de sempre serem chamados de pessoas especiais, passaram a acreditar nisso e sonhar com carreiras cada vez mais diferentes. Então eles tinham tudo a disposição para serem o que quisessem, expectativas lá no alto, e achavam que seria fácil e rápido… Logo, a expectativa é lá em cima!

Mas uma coisa ninguém contou para eles, o mundo não acha que ninguém é especial e todos começam do mesmo patamar. A realidade é, na maioria das vezes, quem dita as regras em uma corporação é da geração dos avós ou dos pais da geração Y… Logo, a realidade é uma triste constante.

E como, Felicidade = Realidade – Expectativa, a geração está triste.

No texto fala-se de:

YUP = Young Urban Professional (http://pt.wikipedia.org/wiki/Yuppie)
GYPSY = Generation Y Protagonists & Special Yuppies