Abundância

Só tenho uma coisa a dizer sobre o futuro, ele é muito diferente da que imaginamos que será. Temos vários exemplos de como isso ocorreu no passado, De Volta para o Futuro errou feio sobre as tecnologias de 2015 – apesar de ter acertado outras tantas – mas infelizmente não temos tênis que amarra sozinho da Nike e nem os hoverboards (exceto aquele que a Lexus fez).

Também tivemos na literatura aqueles que projetavam tempos sombrios, como 1984 e Admirável Mundo Novo, que apesar de serem romances, trazem um aspecto do futuro que pode se tornar real e em alguns casos temos algo parecido.

Mas nenhum deles, para mim, chega tão próximo a uma realidade do futuro como Abundance: The Future Is Better Than You Think, de Peter H. Diamandis e Steven Kotler. Claro que o livro não é um romance, mas não podemos deixar de acreditar como os dois clássicos citados acima – assim como tantos outros – ajudaram a retratar um futuro de escassez e não o contrário.

Abundance, fala sobre água, alimentação, energia, saúde, liberdade e educação. Sim, tudo em abundância, e ainda fala sobre os novos filantropos, provenientes principalmente do mundo de T.I. (Bill Gates da Microsoft, Mark Zuckerberg do Facebook e Larry Page do Google, entre outros).

É para se acreditar.